1. Fotografe ao nível da criança – Se for preciso, deite no chão ou se agache para fotografar sem deixar a imagem estranha.
2. Dias nublados são ótimos para fotografar ao ar livre, as nuvens servem como difusores naturais da luz solar.
3. Use o enquadramento vertical quando necessário. Quem disse que toda foto deve ser horizontal?
4. Prefira fotografar à luz do dia. A luz amarela do fim da tarde ou do começo da manhã, quando as sombras são mais longas, é a ideal para fotografia. Faça o teste.
5. Evite fotos posadas. Fotografe a espontaneidade. Foto tem que ter poesia, tem que fazer lembrar algo, tem que emocionar. Geralmente, para captar um momento especial e único, você terá de disparar a máquina várias vezes. Leve-a sempre a mão e não poupe disparos. Deixe a criança à vontade. Fique invisível!
6. Encha a foto com o motivo. Fotos muito distantes ou com muitas informações se perdem na transmissão da idéia. Tenha sempre em vista o que você quer retratar em cada fotografia e corte tudo que não tem referência com isso. Não tenha medo de cortar pés ou parte da cabeça de for o caso.
7. Evite o efeito alvo. Observe a regra dos três terços. Em fotografia, esse é o básico do básico. Até o manual de sua máquina fala sobre isso. Imagine o visor de sua máquina dividido como uma grade de jogo da velha. Todo iniciante tende a posicionar o motivo no quadrante do meio. Se você, ao contrário, enquadrar o ponto de interesse de suas fotos nos pontos laterais ou ao longo de suas linhas, dará mais movimento e profundidade à sua fotografia e as pessoas olharão suas imagens com mais interesse e interação.
8. Cuidado com o fundo. Ao fotografar, escolha o fundo ideal. Se for preciso, mude de ângulo. Evite situações engraçadas, como galhos de árvores atrás da cabeça das pessoas. O plano de fundo perfeito valoriza o primeiro plano.
Boa fotos!