sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fotogrando crianças

Um novo projeto com fotografia tem ocupado meus pensamentos ultimamente, me feito pesquisar dicas, buscar informações, enfim, tudo que um projeto precisa para começar. Claro que por enquanto ainda são idéias, bem possíveis, mas ainda não praticadas. O que eu adianto é que tem a ver com fotografia de crianças. Para quem já experimentou, sabe que nem sempre é fácil fotografar crianças, afinal, temos que contar com a boa vontade deles. O ideal é aproveitar as horas de brincadeiras, os momentos de concentração e clicar muito. Além das fotos ficarem mais espontâneas elas serão verdadeiras, registrando momentos de descoberta, divertimento e felicidade, terão poesia, trarão a emoção do momento.. Nas minhas buscas encontrei algumas dicas de como fotografar nossos pequenos.

1. Fotografe ao nível da criança – Se for preciso, deite no chão ou se agache para fotografar sem deixar a imagem estranha.

2. Dias nublados são ótimos para fotografar ao ar livre, as nuvens servem como difusores naturais da luz solar.

3. Use o enquadramento vertical quando necessário. Quem disse que toda foto deve ser horizontal?

4. Prefira fotografar à luz do dia. A luz amarela do fim da tarde ou do começo da manhã, quando as sombras são mais longas, é a ideal para fotografia. Faça o teste.

5. Evite fotos posadas. Fotografe a espontaneidade. Foto tem que ter poesia, tem que fazer lembrar algo, tem que emocionar. Geralmente, para captar um momento especial e único, você terá de disparar a máquina várias vezes. Leve-a sempre a mão e não poupe disparos. Deixe a criança à vontade. Fique invisível!


6. Encha a foto com o motivo. Fotos muito distantes ou com muitas informações se perdem na transmissão da idéia. Tenha sempre em vista o que você quer retratar em cada fotografia e corte tudo que não tem referência com isso. Não tenha medo de cortar pés ou parte da cabeça de for o caso.


7. Evite o efeito alvo. Observe a regra dos três terços. Em fotografia, esse é o básico do básico. Até o manual de sua máquina fala sobre isso. Imagine o visor de sua máquina dividido como uma grade de jogo da velha. Todo iniciante tende a posicionar o motivo no quadrante do meio. Se você, ao contrário, enquadrar o ponto de interesse de suas fotos nos pontos laterais ou ao longo de suas linhas, dará mais movimento e profundidade à sua fotografia e as pessoas olharão suas imagens com mais interesse e interação.

8. Cuidado com o fundo. Ao fotografar, escolha o fundo ideal. Se for preciso, mude de ângulo. Evite situações engraçadas, como galhos de árvores atrás da cabeça das pessoas. O plano de fundo perfeito valoriza o primeiro plano.

9. Fotografe o inusitado. Saia do convencional. Experimente. Ouse. E quebre algumas regras acima conscientemente. Afinal, toda regra que se preze deve ser quebrada de vez em quando.

Boa fotos!

3 comentários:

Flávia Rocha disse...

Esse mini-modelo aí das fotos é profissa hein? hehe.. lindo!!

Camila Puni disse...

Que gracinha!!
é verdade, para fotografar crianças tem que ter técnica, eu peno para "flashar" os lá do ecológica hehe

Postei uma pequena parte de um trabalh osobre Marilyn Monroe, fotografia e filosofia.. =)
Bjs

Leticia. disse...

lindos, lindas... crianças são tudo de bom^^
as fotos estao belíssimas!